Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE e instituições japonesas lançam experimentos em balões

por INPE
Publicado: Nov 27, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 27 de novembro de 2007

Imagem INPE e instituições japonesas lançam experimentos em balões

Três experimentos foram lançados da base de Cachoeira Paulista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), neste mês de novembro, por meio de balões estratosféricos. Esta foi a terceira campanha de lançamento realizada através da cooperação técnico-científica entre o INPE, a Universidade de Nagoya e o Institute of Space and Astronautical Science (ISAS), este ligado à JAXA, a agência espacial japonesa.

Os três experimentos japoneses tiveram objetivos tecnológicos, como a validação de um novo sistema de telemetria de bordo e estação de recepção e o teste de um novo balão super-pressure de 300.000 m3, levando uma carga útil de engenharia pesando 500 kg.

O lançamento deste novo tipo de balão, desenvolvido pelo ISAS, foi efetuado pelo método semi-dinâmico criado pelo Setor de Lançamento de Balões (SLB), da Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas do INPE, em parceria com o grupo de balões do ISAS.

A campanha foi realizada entre os dias 6 e 23 de novembro e envolveu técnicos brasileiros e japoneses na unidade do INPE em Cachoeira Paulista, no interior do estado de São Paulo.


Lançamento realizado em 20 de novembro

Experimento FITE

Em 2008, o SLB irá lançar o FITE (Far-Infrared Interferometric Telescope Experiment), experimento da Universidade de Nagoya que, por meio de cooperação científica, tem a participação de pesquisadores da Divisão de Astrofísica do INPE e da Universidade de São Paulo. O lançamento do FITE foi inicialmente planejado para 2007, mas acabou adiado para o próximo ano devido a problemas encontrados no sistema de criogenia responsável pelo resfriamento dos detectores de radiação infravermelho.


Ilustração do experimento FITE, que será lançado em 2008


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.