Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Confira os editais divulgados pelos Comitês de Busca para os cargos de chefia do INPE

por INPE
Publicado: Mar 17, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 17 de março de 2008

Imagem Confira os editais divulgados pelos Comitês de Busca para os cargos de chefia do INPE

Já estão disponíveis para consulta os editais para escolha de novos chefes do INPE nas áreas de Engenharia e Tecnologia Espacial, Centro de Rastreio e Controle de Satélites, Observação da Terra, Divisão de Astrofísica e Centro Regional Nordeste. Os documentos estão sendo divulgados pelos respectivos Comitês de Busca.

Resolução interna do INPE publicada no início do ano estabeleceu novo critério para a escolha dos chefes para unidades do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, por meio de Comitês de Busca. Os comitês são formados por especialistas que buscam, entre os membros das comunidades interna e externa ao INPE, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada unidade.

A necessidade de novos critérios para seleção de chefias foi levantada durante o processo de Planejamento Estratégico, que instaurou o primeiro Plano Diretor do INPE no ano passado.

De acordo com a Resolução interna, a seleção de líderes via comitês de busca - quando necessária - abrangerá as unidades que executam missões de pesquisa e desenvolvimento: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas, Coordenação Geral de Observação da Terra, Coordenação Geral de Engenharia e Tecnologia Espacial, Coordenação de Laboratórios Associados, Centro de Rastreio e Controle de Satélites, Laboratório de Integração e Testes, Centro Regional do Nordeste e Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais. Também serão selecionados desta forma chefes para os recém-criados Centro de Ciência do Sistema Terrestre e Centro Regional da Amazônia.

De acordo com as novas normas, os chefes no INPE passarão a ter mandato de até 48 meses, com direito a uma única recondução, e sua permanência no cargo estará condicionada à boa avaliação de desempenho. Para ser reconduzido para um novo período de 48 meses, o chefe terá de se submeter a um novo processo de escolha por Comitê de Busca.

Comitês
Designados pela Direção do INPE, cada um dos comitês é composto de cinco profissionais de competência e experiência comprovadas em áreas diretamente associadas à missão do INPE. Os comitês estão divulgando edital para a chamada dos candidatos, com a definição dos prazos e as normas do processo. Entre as exigências gerais aos candidatos, a competência técnica e administrativa, capacidade de gerenciar projetos e pessoas, e habilidade no relacionamento interpessoal.

Após análise das propostas de planos de trabalhos e entrevista com os candidatos, o comitê de busca deverá elaborar uma lista, com até três nomes, indicando os candidatos mais aptos a ocupar o cargo. A partir da lista tríplice, o diretor do INPE submeterá sua indicação para consideração do ministro da Ciência e Tecnologia.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.