Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Instituto do Japão reconhece trabalho de cientista do INPE

por INPE
Publicado: Fev 04, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 04 de fevereiro de 2019

Imagem Instituto do Japão reconhece trabalho de cientista do INPE

Hisao Takahashi, que desde 1970 atua no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), será o primeiro cientista do mundo a receber o ISEE Award, concedido pelo Institute for Space-Earth Environmental Research, do Japão.

“Será muita honra receber este prêmio e entendo que a premiação é destinada a todos que trabalharam na colaboração entre o INPE e o ISEE, particularmente, no programa de Clima Espacial”, declara Takahashi.

O programa de Clima Espacial (Embrace) é resultado de atividades em ciências espaciais e atmosféricas, especialmente nas áreas de geofísica e aeronomia, que estão em desenvolvimento desde a criação do INPE, em 1961.

Por meio do INPE, o Brasil hoje é capaz de realizar previsões sobre fenômenos do Sol, monitorar o meio interplanetário, o campo magnético terrestre e as condições ionosféricas. Este monitoramento é essencial para os setores de aviação, distribuição de energia, agricultura, telecomunicações e defesa nacional.

A cerimônia de premiação será realizada em 27 de fevereiro, durante simpósio do ISSE na Universidade de Nagoya. O instituto do Japão decidiu criar o prêmio para reconhecer pesquisadores que avançaram no entendimento de fenômenos que ocorrem no Espaço e influenciam as condições na Terra.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.