Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE oferece atividades nas escolas e abres suas portas na Semana Nacional de Ciência e TecnologiaSNCT

por INPE
Publicado: Set 24, 2019
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 24 de setembro de 2019

Imagem INPE oferece atividades nas escolas e abres suas portas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia<span style='display:none;'>SNCT</span>

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está recebendo inscrições, até o dia 30/09, de escolas interessadas em receber palestras, oficinas, observações e demonstrações organizadas por pesquisadores do Instituto, que serão realizadas entre os dias 21 e 25 de outubro. As atividades fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Poderão se inscrever escolas públicas e particulares de ensino fundamental (do 7º ao 9º ano), ensino médio e graduação de São José dos Campos e região. A inscrição será feita por email (centro.visitantes@inpe.br) e as solicitações serão atendidas por ordem cronológica de inscrição.

São várias opções de atividades, como oficinas de cubesats, de clima espacial, Gaia em jogo, palestras sobre Observação da Terra por Satélites, Formas de Aproveitamento do Recurso Solar, entre muitas outras. Para consultar as atividades oferecidas e a programação do INPE na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, clique aqui.

As escolas e o público em geral também poderão se inscrever para o “Passeio pelo INPE”, no dia 26/10. Haverá uma série de atividades, entre as 9 e 13 horas, no ginásio da ADC do INPE, além de visitas a laboratórios, como o LIT (Laboratório de Integração e Testes), Embrace (de clima espacial), entre outros que nunca foram abertos ao público. Estão programadas atividades práticas como lançamento de foguetes, exposição de maquetes de satélites e seus subsistemas, oficinas de cubesats, entre outras. Confira a lista completa de atividades aqui.

O INPE participa da SNCT desde a sua primeira edição, em 2004. O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, em 2019, apresenta o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".

A SNCT busca mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Mais informações: http://www.inpe.br/snct2019/


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.