Você está aqui: CGCEA / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Imagens CBERS de Mauritius evidenciam avanço tecnológico do satélite CBERS 04A

por INPE
Publicado: Ago 14, 2020
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 14 de agosto de 2020

Imagem Imagens CBERS de Mauritius evidenciam avanço tecnológico do satélite CBERS 04A

Em atendimento ao desastre do derramamento de óleo na Ilha Mauritius por navio cargueiro que lá encalhou o INPE fez aquisição emergencial no dia 12 de Agosto de 2020 utilizando nossos dois satélites CBERS 4 e CBERS 04A.

A imagem abaixo demonstra como melhorou a qualidade da câmara de alta resolução. Ambas estão em resolução plena, e o quadrado vermelho marca a área no inset ampliada 4x. No alto a CBERS 04A e embaixo a CBERS 4.

Imagem CBERS - Ilha Mauritius

O CBERS 4 tem resolução espacial de 5 metros e agora o CBERS 04A de 2 metros, com isso o Brasil é agora o país que fornece gratuitamente o produto de melhor resolução no Mundo. Note os detalhes do navio que agoram podem ser vistos, permitindo por exemplo sua identificação.

Além disso o CBERS 04A conta com a banda azul, não existente no CBERS 4, que permite, por sua maior penetração na água aplicações oceanográficas e limnológicas. Note como os detalhes de subsuperfície aparecem melhor na imagem de cima, do CBERS 04A.

Mais detalhes sobre esse desastre podem ser vistos em
https://disasterscharter.org/web/guest/activations/-/article/oil-spill-in-mauritius-activation-666-

Explicação técnica detalhada sobre as câmaras do satélite CBERS 04A em
http://www.cbers.inpe.br/sobre/cameras/cbers04a.php

O satélite CBERS 04A é uma realização do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Agência Espacial Brasileira, ambos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Brasil, em parceria com a Chinese Academy of Space and Technology e China National Space Administration da China.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.